Categorias
mincursos

Minicurso: Introdução ao Processamento de dados SAR utilizando SNAP

Público alvo: Estudantes ou profissionais que tenham interesse por conhecer e se aprimorar mais sobre o Sensoriamento Remoto utilizando sensores ativos (SAR) orbitais.

O software SNAP (Sentinel Application Platform) desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) é um software gratuito com interface amigável, que permite o processamento das imagens SAR de forma bastante simples.

A utilização de imagens SAR tem se tornado cada vez mais, um diferencial quando se trata da aplicação de técnicas de sensoriamento remoto. A sua principal vantagem em relação aos sensores ópticos é ser menos influenciada pelas características da atmosfera, como nuvens e aerossóis. Além disso, as imagens SAR são caracterizadas por possuírem uma maior penetração nos alvos da superfície terrestre.

A partir do processamento das imagens SAR é possível extrair diversas informações sobre o alvo, como decomposições polarimétricas, coeficientes de retroespalhamento, coerência interferométrica, entre outros, que podem auxiliar nas mais diversas aplicações. Dessa forma, com esse mini curso, o aluno será capaz de entender e processar as imagens SAR, extraindo diversas informações para serem utilizadas em suas aplicações profissionais.

Objetivos do curso:
Oferecer uma base teórica e prática sobre o processamento de imagens SAR, utilizando o software SNAP, de modo que se tornem aptas a serem utilizadas nas mais diversas aplicações.

  • Introdução aos Sensores SAR,
  • Sensores SAR orbitais disponíveis,
  • Vantagens e desvantagens no uso de radar,
  • Polarização, frequência, distorções geométricas das
  • imagens SAR;
  • Speckle;
  • Multilook;
  • Filtragem;
  • Calibração radiométrica;
  • Decomposições polarimétricas;
  • Processamento das imagens Sentinel-1 e Alos-PALSAR

Dinâmica do curso:
O minicurso será composto de duas etapas. A primeira etapa será teórica, com apresentação dos principais conceitos relacionados aos dados SAR. Na segunda etapa, será apresentado como realizar o download das imagens e o processamento dos atributos que serão apresentados na primeira parte do curso com imagens Sentinel-1 e Alos-PALSAR. Além disso, serão apresentados alguns exemplos de aplicação com os dados SAR.

Material necessário:
Os alunos deverão levar seu próprio notebook com sistema Windows, com pelo menos 4 GRAM e 100Gbytes de espaço em disco, e com o software SNAP já instalado na versão mais recente disponível. Será necessário acesso à internet. Segue o link para download: http://step.esa.int/main/download/snap-download/

Equipe
Prof. Dr. Fabio Furlan Gama.
Prof. Dr. Fabio Furlan Gama.

Graduado em Engenharia ElétricoEletrônica pela Fundação Valeparaibana de Ensino (1986), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (1996) e doutorado em sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007).
Possui experiência na área de desenvolvimento de sistemas e em aplicações de radares SAR, utilizando interferometria e polarimetria, para aplicações em cartografia, deformação de superfície e inventário florestal.

Ms. Juliana Maria Ferreira de Souza Diniz
Ms. Juliana Maria Ferreira de Souza Diniz

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2016), mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2019), e atualmente doutoranda em Sensoriamento Remoto pelo mesmo instituto. Possui experiência em aplicações SAR para mapeamento do uso e cobertura da terra e em inventário florestal.