Categorias
mincursos

Minicurso: Introdução ao Google Earth Engine GEE

Minicurso: Introdução ao Google Earth Engine GEE

Nas últimas décadas o Sensoriamento Remoto tem recebido grande notoriedade entre as ciências, em função da sua utilização em monitoramento de alvos específicos em diferentes escalas espaço-temporais em diferentes regiões do planeta. Observamos atualmente que um dos principais paradigmas que o Sensoriamento Remoto vem enfrentando envolvem a relação entre a capacidade de processamento de dados e o gerenciamento e sua relação na criação de bases de produtos oriundos desses processamentos. O Google Earth Engine representa uma opção de plataforma web de processamento de imagens em ambientes de nuvem. Esta plataforma é caracterizada pela alta capacidade de processamento e classificação de imagens em tempo real, em grande massa dados e para múltiplos sensores de forma dinâmica e de fácil utilização.

  • Introdução ao Earth Engine
  • Utilização do Explorer Earth engine
  • Processamento de imagens: Criação e filtro para coleções
  • Processamento de imagens: redutores e índices espectrais
  • Classificação não supervisionada e supervisionada
  • Gráficos de séries temporais
  • Exemplos de aplicações

Requisitos:
Conhecimento básico/médio de sensoriamento remoto
Conhecimento básico/médio processamento digital de imagens

Material de sala:
Computadores individuais para os alunos com internet
Projetor, quadro, piloto

Equipe
Prof. Dr. Washington Franca Rocha
Prof. Dr. Washington Franca Rocha

 Geólogo graduado pela Universidade Federal da Bahia (1981), com mestrado em Geologia Econômica (1995) e doutorado em Geologia (2001), pela Universidade Federal da Bahia com estágio em Geographical Informatiom System no Geological Survey of Canada (1999). É Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desde 1988, tendo exercido o cargo de Assessor Especial de Relações Institucionais da UEFS (2007-2015). Foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências da Terra e do Ambiente da UEFS (2005 a 2007 e 2017 a 2019), membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação Científico-Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (2004 a 2008 e 2011 a 2014). e presidente do Núcleo Bahia-Sergipe da Sociedade Brasileira de Geologia (1996-1998). Foi Geólogo-Prospector da Caraíba Metais (1983-1987) e Geólogo-Senior da CSG (1987-1988). Atua principalmente na área de geotecnologias (sistemas de informações geográficas e sensoriamento remoto). Vem atuando ainda, desde 2008, em Gestão da Inovação Tecnológica, tendo sido Coordenador do NIT-UEFS entre 2008 e 2011 e do Curso de Especialização em Gestão da Inovação Tecnológica (2010-2012). Atualmente é Coordenador do MAPBIOMAS CAATINGA e Superintendente de Desenvolvimento Científico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia.

Prof. Dr. Rodrigo Nogueira Vasconcelos
Prof. Dr. Rodrigo Nogueira Vasconcelos

Formado em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador, Mestre em Ecologia e Biomonitoramento e Doutor em Ecologia pela Universidade Federal da Bahia e Pós-doc PNPD/CAPES na área de Modelagem em SIG e Sensoriamento Remoto pela Universidade Estadual Feira de Santana. Possui experiência nas áreas de Análise de dados espaciais com uso de Geotecnologias, Ecologia Espacial, Ecologia da paisagem, Modelagem espacial e Sensoriamento remoto. Tem experiência com a linguagem de programação R e Java script. Atualmente integra o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da terra e do Ambiente na Universidade Estadual Feira de Santana.

Prof. Msc. Diêgo Pereira Costa
Prof. Msc. Diêgo Pereira Costa

Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestre em Ciências Ambientais também pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Doutorando em Energia e Ambiente Pela Universidade Federal da Bahia. Possui experiência em análise de dados geoespaciais, sobretudo a partir de técnicas de Sensoriamento Remoto e dos Sistemas de Informações Geográficas. Participou de projetos de mapeamentos de uso e cobertura da Terra no Brasil, bem como fez parte de projetos de monitoramento da degradação ambiental no semiárido brasileiro.

Prof. Msc. Soltan Galano Duverger
Prof. Msc. Soltan Galano Duverger

Formado em Matemáticas (bacharel) pela universidade de Santiago de Cuba/ Cuba, especialista em Geotecnologias – IESAM e mestre em Ciências Ambientais – UEFS. Exprofessor das disciplinas de Cálculos, algebras, Númerica, Estátisicas, programação lineal. Tem experiência na área de ciências ambientais, Geoprocessamento e GIS, Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagem, Machine Learning, Data Mining. Linguages de programação; C#, Python e Javascripts.