Categorias
mincursos

Minicurso: Cubos de Dados de Observação da Terra e Análise de Séries Temporais

Minicurso: Cubos de Dados de Observação da Terra e Análise de Séries Temporais

Responsáveis
Karine Reis Ferreira
Karine Reis Ferreira

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Gilberto Ribeiro de Queiroz
Gilberto Ribeiro de Queiroz

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Esse minicurso de 6 horas tem como objetivo apresentar uma introdução sobre conceitos de cubos de dados de observação da Terra e análise de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto. O curso terá uma parte teórica e uma parte prática hands-on utilizando os cubos de dados e os pacotes de software criados pelo projeto Brazil Data Cube (BDC) (http://brazildatacube.org/) nas linguagens R e Python.

HorárioTópico
09:00 às 10:30Introdução aos cubos de dados de observação da Terra e produtos gerados pelo projeto Brazil Data Cube
10:30 às 12:00Hands-on – Acesso e visualização de cubos de dados na linguagem Python
12:00 às 14:00Almoço
14:00 às 15:30Introdução a análise de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto
15:30 às 17:00Hands-on – Análise de séries temporais de imagens usando o pacote SITS na linguagem R
Equipe
Karine Reis Ferreira
Karine Reis Ferreira

 é servidora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Trabalha com pesquisa em Geoinformática e desenvolvimento de sistemas de informações geográficas, sendo uma das coordenadoras do projeto Brazil Data Cube. É docente do curso de pós-graduação em Computação Aplicada (CAP) do INPE e sua principal linha de pesquisa é representação, processamento e análise de dados espaço-temporais, principalmente cubos de dados de imagens e análise de séries temporais. 

Gilberto Ribeiro de Queiroz
Gilberto Ribeiro de Queiroz

é servidor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Trabalha com pesquisa em GeoInformática e desenvolvimento de sistemas de informações geográficas. É professor associados de Geoinformática no INPE. Atualmente é um dos coordenadores do projeto Brazil Data Cube. Seus interesses de pesquisa são banco de dados geográficos, sensoriamento remoto aplicada ao mapeamento uso e cobertura da terra e plataformas geoespaciais de big data.

Rennan Marujo 
Rennan Marujo 

é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Sensoriamento Remoto e Doutor em Computação Aplicada, ambos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atualmente é desenvolvedor no projeto Brazil Data Cube pela FUNCATE.

Rolf Simões
Rolf Simões

é mestre em Modelagem de Sistemas Complexos pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é doutorando em Computação Aplicada no INPE. Possui experiência em desenvolvimento de software e gestão de projetos.

Lorena Santos
Lorena Santos

possui graduação em Ciência da Computação pela PUC-Goiás e mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA. Atualmente é doutoranda na área de computação aplicada (CAP) no INPE e está trabalhando com técnicas de machine learning voltada para séries temporais de imagens de satélite com foco em controle e avaliação da qualidade e dos dados de referência de uso e cobertura da terra.

Michelle C. A. Picoli
Michelle C. A. Picoli

é pesquisadora nas áreas de sensoriamento remoto, modelagem de uso e cobertura da terra e análise espacial. Seu trabalho envolve questões ligadas ao monitoramento agrícola, desmatamento e políticas públicas. Atualmente é pesquisadora do projeto Brazil Data Cube, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde desenvolve aplicações ligadas a mapeamento de uso e cobertura da terra utilizando cubo de dados.

Felipe Carlos
Felipe Carlos

é tecnólogo em Análise e Desenvolvimentos pela Fatec Jessen Vidal, possuí experiência com infraestrutura de redes de computadores e desenvolvimento de rotinas para o processamento de dados espaciais com Python e R, além de realizar a criação de projetos com Java e NodeJS. Tem interesse nas áreas de Processamento Digital de Imagens e Aprendizado Profundo. Atualmente é aluno de mestrado do programa de pós-graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Felipe Souza
Felipe Souza

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos.
Atualmente é mestrando em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.